Laboratório social: criatividade e estratégia sob investigação
Criatividade é ver o que todos viram e pensar o que ninguém pensou, segundo Swann & Birke (2005). Será esta definição desmesurada quando se projeta um laboratório criativo, associado a um centro de investigação de excelência? Ou devem todos os projetos começar por uma ambição bem intencionada para depois se moldarem às circunstâncias onde operam? Certo é que a criatividade está na génese do Createlab, mesmo na sua idealização. Desde logo, propõe a articulação entre investigadores e alunos, lançando pontes entre dois territórios na procura de novas soluções de comunicação: um centro de investigação e um projeto pedagógico. Os investigadores surgem na qualidade de tutores; os alunos serão praticantes que testam os conhecimentos adquiridos na licenciatura e no mestrado em Ciências da Comunicação.
Neste laboratório social, entram casos de estudo relacionados com iniciativas científicas, projetos académicos e, ainda, desafios relacionados com comunidades da sociedade civil. O objetivo é estudar e gerar soluções inovadoras, conciliando a consistência do saber científico com a visão refrescada das novas gerações. São efetuadas análises, descartadas hipóteses, confirmadas teorias e verificadas possibilidades. Entram como reagentes as ferramentas da comunicação, integradas ou não, conforme o caso. Saem imprevisíveis combinações de imagens, sons, palavras ou movimentos. Tudo o que se aprende, se pratica e se investiga na área das Ciências da Comunicação pode ser aqui posto à prova e ao serviço de projetos de todas as outras áreas científicas. A comunicação tem este virtuosismo: é transversal a todos os campos que dela precisam para se projetarem e se amplificarem.
Mas, para cumprir o seu papel, a comunicação não pode ser espontânea ou episódica. Muito menos, estruturada a partir do senso comum ou do bom senso de cada um. Por conseguinte, neste Laboratório, a prática é guiada pelos processos próprios de um campo de conhecimento: a Comunicação Estratégica. É a base do Createlab que, deste modo, acomoda várias áreas de comunicação - relações públicas, publicidade, audiovisual e multimédia - de um modo integrado. Após lançada a ação de comunicação, outros desafios se perspetivam. Cada ação de comunicação pode dar origem à problematização teórica, sob o olhar das ciências sociais - por conseguinte, os investigadores poderão vir a encontrar, aqui, inspiração para trabalhos científicos.
Em suma, o Createlab é um laboratório que propõe a solidez da estratégia e o fascínio da criatividade ao serviço da divulgação do conhecimento e na procura de sociedades mais instruídas, informadas e civicamente atuantes.
Sara Balonas
CreateLab Coordinator
Comentários