Laboratório social: criatividade e estratégia sob investigação
Criatividade é ver o que todos viram e pensar o que ninguém pensou, segundo Swann & Birke (2005). Será esta definição desmesurada quando se projeta um laboratório criativo, associado a um centro de investigação de excelência? Ou devem todos os projetos começar por uma ambição bem intencionada para depois se moldarem às circunstâncias onde operam? Certo é que a criatividade está na génese do Createlab, mesmo na sua idealização. Desde logo, propõe a articulação entre investigadores e alunos, lançando pontes entre dois territórios na procura de novas soluções de comunicação: um centro de investigação e um projeto pedagógico. Os investigadores surgem na qualidade de tutores; os alunos serão praticantes que testam os conhecimentos adquiridos na licenciatura e no mestrado em Ciências da Comunicação.
Neste laboratório social, entram casos de estudo relacionados com iniciativas científicas, projetos académicos e, ainda, desafios relacionados com comunidades da sociedade civil. O objetivo é estudar e gerar soluções inovadoras, conciliando a consistência do saber científico com a visão refrescada das novas gerações. São efetuadas análises, descartadas hipóteses, confirmadas teorias e verificadas possibilidades. Entram como reagentes as ferramentas da comunicação, integradas ou não, conforme o caso. Saem imprevisíveis combinações de imagens, sons, palavras ou movimentos. Tudo o que se aprende, se pratica e se investiga na área das Ciências da Comunicação pode ser aqui posto à prova e ao serviço de projetos de todas as outras áreas científicas. A comunicação tem este virtuosismo: é transversal a todos os campos que dela precisam para se projetarem e se amplificarem.
Mas, para cumprir o seu papel, a comunicação não pode ser espontânea ou episódica. Muito menos, estruturada a partir do senso comum ou do bom senso de cada um. Por conseguinte, neste Laboratório, a prática é guiada pelos processos próprios de um campo de conhecimento: a Comunicação Estratégica. É a base do Createlab que, deste modo, acomoda várias áreas de comunicação - relações públicas, publicidade, audiovisual e multimédia - de um modo integrado. Após lançada a ação de comunicação, outros desafios se perspetivam. Cada ação de comunicação pode dar origem à problematização teórica, sob o olhar das ciências sociais - por conseguinte, os investigadores poderão vir a encontrar, aqui, inspiração para trabalhos científicos.
Em suma, o Createlab é um laboratório que propõe a solidez da estratégia e o fascínio da criatividade ao serviço da divulgação do conhecimento e na procura de sociedades mais instruídas, informadas e civicamente atuantes.
Comentários
O valor da comunicação é vital a cada mutação das sociedades. Acredito que Createlab nos indicará importantes rumos na direção de novas realidades. Parabéns por esta iniciativa, seguirei com vocês em busca de um melhor amanhã.
Boa tarde, José! Concordamos plenamente com a vitalidade da comunicação nas nossas sociedades. Esforçar-nos-emos por cumprir as suas expectativas. Muito obrigada pelo seu comentário e Feliz Natal! – A equipa CreateLab